Contactos Social English
 
Um projecto de desporto para o Futuro

 
O Triatlo é um desporto composto por três segmentos distintos, que são a natação, o ciclismo e a corrida, disputados em contínuo, sem intervalos e sem paragem do cronómetro, respeitando a sequência definida. Pode ser praticado em diversos formatos e com as seguintes distâncias:
 
 

 
O segmento da natação tanto pode ser feito em mar aberto, em rios, albufeiras ou lagos, a parte do ciclismo pode ser efetuada em estrada ou em percursos de montanha, enquanto que a corrida, normalmente é em percursos de estrada.
 
A Associação Académica de São Mamede nasce a 1 de Dezembro de 1946 por iniciativa de um grupo de estudantes, amigos e amantes da prática desportiva e que deixaram como legado um espírito de dedicação, esforço e partilha, que ainda hoje marca este clube. É este mesmo o espírito encarnado pela secção de Triatlo, que surgiu há pouco mais que meia dúzia de anos, fundada por antigos atletas das duas modalidades iniciais do clube, o voleibol e o andebol. A estes têm-se juntado mamedenses, moradores do grande Porto, entre outros, que encontraram nesta equipa o apoio necessário à prática de uma modalidade exigente e complexa como o triatlo. Atualmente são cerca de 80, os atletas que treinam e competem na equipa.
 
A secção de Triatlo da AASM, não tem profissionais ou elites e realiza toda a atividade a expensas dos seus atletas, com alguns contributos de alguns patrocínios obtidos da parte de pequenas entidades. Esta modalidade acaba por ser complexa e a companhia no treino, a compreensão pela necessidade de disciplina e de dedicação fizeram crescer na equipa uma dinâmica positiva e de entreajuda.
 
Os Atletas
 
O Triatlo AASM é uma equipa constituída por mais de 100 atletas amadores e encontra-se sempre disponível em ajudar todos os interessados em fazer Triatlo.
 
Todos os que queiram integrar a nossa equipa, são naturalmente bem-vindas e ajudados no máximo das nossas possibilidades, sempre no devido respeito dos objetivos desportivos de todos os atletas, independente das suas prestações desportivas.
 
O aspeto que é sempre o mais importante é o convívio e as relações de amizade e cordialidade entre todos os membros da equipa.
 
Visibilidade da AASM Triatlo
 
O nosso clube é reconhecido muito facilmente no meio Triatlético, quer pela comitiva que sempre leva consigo, quer pela animada e convivial presença nas provas. É uma equipa que tem já tradição nesta modalidade e mesmo os grandes atletas da elite nacional o reconhecem.
 
Numa fase em que o Triatlo e o desporto ganham cada vez mais expressão, e dado o longo calendário de provas de Triatlo que temos em Portugal e ao frequente televisionando de provas de Triatlo no programa Desporto 2 ao Sábado e Domingo à tarde (RTP2), com bastante visibilidade de elementos da equipa.
 
Valor da AASM Triatlo
 
Para além da participação da equipa nas provas nacionais de Triatlo e de Duatlo, participa em algumas provas internacionais, como provas de IronMan e Mundial de Triatlo Longo, bem como em provas de natação, de corrida (S.Silvestre, meias maratonas e maratonas) e provas de btt.
 
Além da participação nas provas, possui alguns canais de divulgação dos seus feitos e resultados, nomeadamente:
    Página institucional da equipa – www.triatloaasm.com
    Página no Facebook – www.facebook.com/triatloaasm
    Página no twitter – www.twitter.com/triatloaasm
    Blog de notícias – aasmtriatlo.blogspot.com
    Envio de Newsletter por email – com mais de 12.000 subscritores
 
Estamos a preparar ações para chegarmos aos média regionais (somos uma das principais equipas da Região Norte de Portugal em termos de número de praticantes) bem como aos nacionais.
 
 
 
Back to Top